23 dezembro, 2013

Garota exemplar


Desde que eu terminei de ler este, eu tinha certeza absoluta que precisaria escrever sobre. E nem tinha pensado em começar esse blog ainda. Mais um daqueles livros que mexe comigo porque parece que alguém está de camarote assistindo um pedacinho da minha vida e resolve, como quem não quer nada, contá-lo num canto coadjuvante de um livro.

Estranho. Bem estranho.Mas o mais estranho é conhecer gente que é exatamente igual ao casal de personagens principais deste livro. Estranho e insano.

Eu já tinha visto esse livro nas prateleiras muitas vezes antes de comprá-lo, mas não sabia do que se tratava. Aliás, raramente leio as sinopses dos livros. Gosto da surpresa, e compro os livros pela capa. Essa capa, confesso, não tinha me chamado muito a atenção, então vários outros passaram na frente dele. Mas teve um dia que não consegui mais fugir.

É um casal feliz, até que, por problemas com a família dele, os dois precisam se mudar de Nova York para um fim de mundo qualquer. E, de repente, a moça some. Desaparece. E ninguém sabe o que aconteceu com ela., mas todos sabem que muitas pistas começam a indicar que ele "desapareceu" com ela.

A tal moça tem pensamentos que se parecem bastante com os meus. Ela fala da rotina imbecil em que alguns casais se permitem viver. Da futilidade das brigas por ciúme. Dos questionamentos irritantes da sociedade sobre ter filhos ou arrumar um marido. Das aparências sem sentido que muitos tentam manter. Estes continuam sendo os meus pensamentos, mas os dela...

O cara é um típico marido insatisfeito e acomodado. Tem uma amante, e embora prometa à ela que vai largar a mulher, nunca teve realmente a intenção de fazer isso. É fácil enganar uma amante apaixonada.

O livro é narrado pelo marido, mas surpreende quando a narrativa passa a ser da esposa desaparecida.

Embora pareça, não é um livro policial. Na verdade, ele mostra até onde uma pessoa é capaz de ir para conseguir o que quer.

Como já relatei por aqui, eu tive uma experiência de vida muito ruim. Faz pouco mais de um ano. Mas o conceito de recente fica bem relativo quando você simplesmente não consegue tirar um fato de dentro de você. Pode se passar uma década, e sempre vai parecer que foi ontem. E sempre vai doer como se tivesse sido ontem.

Com os dias se passando, fica ainda mais difícil entender certas coisas, como a ligação que as pessoas tem entre si. A ligação doentia que as pessoas tem e fazem questão de manter entre si. Fazem questão mesmo, independente de tudo. Você desperdiçaria a sua vida inteira simplesmente por não querer que outra pessoa saia do seu lado?

Particularmente, para mim é o maior absurdo do mundo você viver com alguém por simples capricho. Por comidade. Por status. Por preguiça de um novo começo. Por irresponsabilidade. Por fraqueza. Por covardia. Por egoísmo.

Acho um absurdo também viver uma vida que não existe. Mostrar para os outros aquilo que não se vive. Fingir que está tudo bem. Deixar o tempo passar e se manter numa situação não saudável. Sobreviver num inferno apenas por não saber enfrentar o medo do julgamento que as pessoas farão.

O livro é bastante surpreendente e prende a atenção. A forma como o autor expressa as coisas por palavras é fantástica. Gostei muito.


É um livro que eu gostaria demais de dar de presente a um casal. O casal que vive exatamente tudo que é retratado no livro... Talvez, lendo a história deles contada por outra pessoa, eles veriam a idiotice que estão fazendo de suas vidas. Mas não vou fazer isso. Ou vou... Quem sabe, né? Soube que o filme vai ser lançado em breve. Talvez eu indique o filme a eles.

Qualificação: 4 estrelas
Nível de recomendação: o bom sendo me impede de citar nomes, mas eu indico muito mega master para duas pessoas queridas (ou não tão queridas assim).

1 comentários:

Miguel Carneiro disse...

Esse eu ainda não havia lido.
Você me conhece??....rs
Acho que está na hora de você escrever um romance. Quanto tempo mais quer nos privar desse prazer?
Já sendo amiúde....Parabéns, novamente!!

Postar um comentário

 

Este eu já li © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates